Tesla se une a fabricantes de carros elétricos chineses para evitar guerra de preços

Várias fabricantes de carros elétricos se uniram na China com o compromisso de regular a forma como comercializam seus veículos elétricos e evitar novas guerras de preços para ajudar a estabilizar o mercado em expansão. Empresas como NIO, XPeng e BYD se juntaram à Tesla para promover uma concorrência saudável. Mas e no resto do mundo?

A expansão das fabricantes de carros elétricos chinesas está levantando preocupações no Ocidente.
A expansão das fabricantes de carros elétricos chinesas está levantando preocupações no Ocidente. (Foto: TrendQuill )

Tesla se une a fabricantes de carros elétricos chineses para evitar guerra de preços

Várias fabricantes de carros elétricos se uniram na China com o compromisso de regular a forma como comercializam seus veículos elétricos e evitar novas guerras de preços para ajudar a estabilizar o mercado em expansão. Empresas como NIO, XPeng e BYD se juntaram à Tesla para promover uma concorrência saudável. Mas e no resto do mundo?

Nos últimos meses, a Tesla tem conseguido reduzir os preços de seus carros, mantendo margens de lucro elevadas, para se manter competitiva em relação às marcas chinesas. No entanto, na China, no início deste ano, a redução de preços causou insatisfação entre muitos compradores que acabaram de adquirir um Tesla e viram o preço diminuir logo depois, sem direito a qualquer desconto. Acompanhando a redução de preços da Tesla, empresas como NIO, XPeng e BYD também conseguiram baixar os preços, mas muitas outras foram obrigadas a ficar para trás nessa corrida, pois não conseguiam manter suas margens de lucro e viabilidade nos negócios.

No entanto, o negócio da Tesla é diferente. A China representa apenas 7% de suas vendas, então reduzir os preços lá em uma maior proporção não será um problema, como afirmou o CEO da NIO:

"O Model 3 e o Model Y são menos complexos em termos de funções e configurações em comparação com as marcas de carros chinesas, como a BYD, por isso reduzimos os preços para desafiar nossos concorrentes. A Tesla pode fixar os preços dos veículos nos Estados Unidos com uma participação de mercado de mais de 60%, mas não na China, onde detém apenas cerca de 7%."

Vale ressaltar que, no segundo trimestre de 2023, as vendas da Tesla superaram todas as expectativas da empresa, com entregas na ordem de 466 mil carros, o que indica que sua estratégia parece estar funcionando.

<strong>Há pressão para que grandes fabricantes de carros abandonem a produção exclusiva de veículos a combustão, as marcas chinesas oferecem preços muito competitivos e a Tesla parece dominar o mercado.</strong>
Há pressão para que grandes fabricantes de carros abandonem a produção exclusiva de veículos a combustão, as marcas chinesas oferecem preços muito competitivos e a Tesla parece dominar o mercado. (Foto: TrendQuill)

O fim da guerra de preços... mas apenas na China

Hoje, no Fórum Automotivo da China 2023, em Xangai, a Associação Chinesa de Fabricantes de Automóveis (CAAM) fez uma promessa assinada por 16 grandes fabricantes, comprometendo-se a manter uma ordem de mercado justa em seu setor.

A promessa foi assinada pela CAAM quatro meses depois de pedir atenção ao mercado em relação aos cortes de preços entre os concorrentes, especialmente porque a Tesla começou a usar estratégias de marketing para atacar outras empresas do país. As fabricantes que assinaram o acordo hoje incluem China FAW, Dongfeng Motor, SAIC Motor, Changan Automobile, BAIC, GAC, China National Heavy Duty Truck, Chery, JAC, Geely, Great Wall Motor, BYD, NIO, Li Auto, XPeng Motors e Tesla. O compromisso declara:

"Primeiro, cumprir as regras e regulamentos do setor, regular as atividades de marketing, manter uma ordem de competição justa e não interromper a ordem de competição justa do mercado com preços anormais.

Segundo, prestar atenção aos métodos de marketing, não exagerar ou realizar marketing falso, para não enganar os consumidores e atrair atenção aumentando a aquisição de clientes.

Terceiro, priorizar a qualidade, utilizar produtos e serviços de alta qualidade orientados para a qualidade para atender às necessidades das pessoas em busca de uma vida melhor.

Quarto, cumprir ativamente nossa responsabilidade social e desempenhar um papel ativo em ajudar a estabilizar o crescimento econômico, aumentar a confiança, prevenir riscos e trabalhar juntos para contribuir com o crescimento econômico nacional."

Com essa medida, certamente haverá um maior controle dos preços no país por enquanto, mas o futuro é incerto, assim como os comportamentos no resto do mundo.

por Redação

TrendQuill

https://trendquill.com

O TrendQuill é um portal abrangente que traz notícias em geral, mantendo os leitores informados e entretidos com resenhas, tutoriais e conteúdo multimídia. Descubra perspectivas exclusivas e análises aprofundadas em um único lugar.