Apresentador da BBC no centro do escândalo de fotos sexuais nomeado como âncora principal Edwards
Huw Edwards, um dos principais âncoras de notícias da televisão britânica, foi identificado por sua esposa na quarta-feira como o apresentador da BBC que enfrenta acusações de ter pago milhares de libras a um jovem por fotos sexualmente explícitas.
Apresentador da BBC no centro do escândalo de fotos sexuais nomeado como âncora principal Edwards
LONDRES, 12 de julho (Reuters) - Huw Edwards, um dos principais âncoras de notícias da televisão britânica, foi identificado por sua esposa na quarta-feira como o apresentador da BBC que enfrenta acusações de ter pago milhares de libras a um jovem por fotos sexualmente explícitas, informou a emissora.
Edwards anunciou a morte da rainha Elizabeth para a nação em setembro e liderou a cobertura dos maiores eventos no Reino Unido desde o início do século, incluindo eleições, casamentos reais e as Olimpíadas de 2012. Sua esposa, Vicky Flind, afirmou que estava emitindo uma declaração em preocupação com a saúde mental de Edwards e para proteger seus filhos, após a reportagem inicial do jornal The Sun dominar a agenda de notícias e gerar dias de especulação.
"O Huw está sofrendo de sérios problemas de saúde mental. Como é bem documentado, ele vem sendo tratado para depressão grave nos últimos anos", disse Flind em comunicado, de acordo com a BBC. "Os acontecimentos dos últimos dias agravaram bastante a situação. Ele teve outro episódio grave e está atualmente recebendo cuidados hospitalares, onde permanecerá em um futuro próximo".
A BBC suspendeu o apresentador, mas não o nomeou. Várias estrelas da BBC foram às redes sociais para afirmar que não estavam envolvidas, após as especulações surgirem online.
A BBC foi criticada por sua dificuldade em investigar a denúncia contra o apresentador, proteger a privacidade da pessoa envolvida, responder publicamente às alegações e evitar irritar outros apresentadores que estavam sob suspeita.
A idade de consentimento para atividade sexual na Inglaterra é 16 anos, mas imagens de pessoas com menos de 18 anos podem ser consideradas pornografia infantil.
"As autoridades policiais não tomarão mais nenhuma ação", afirmaram.
A BBC declarou que continuará com sua investigação interna sobre as alegações.
Em um e-mail enviado à equipe, o diretor-geral da BBC, Tim Davie, disse que a situação continua sendo "um conjunto muito complexo de circunstâncias".
"Sem dúvida, este será um momento difícil para muitos, após alguns dias desafiadores. Quero assegurar a todos que nossa preocupação imediata é cumprir nosso dever de cuidar de todos os envolvidos", disse ele.
Um porta-voz do The Sun afirmou que o jornal não tem planos de publicar mais alegações e cooperará com a investigação da BBC.
"Forneceremos à equipe da BBC um dossiê confidencial e editado contendo alegações sérias e abrangentes que recebemos, incluindo algumas de membros da equipe da BBC", disse o porta-voz.
Edwards, que tem cinco filhos, trabalha para a BBC desde 1984 e apresenta o principal boletim de notícias, "BBC News at Ten", há mais de duas décadas. Ele é o apresentador de notícias mais bem pago da emissora, recebendo entre £435.000 e £439.999 (aproximadamente US$ 565.000).
Flind expressou a esperança de que a declaração ponha fim à especulação da mídia que tem afetado Edwards e a BBC.
TrendQuill
O TrendQuill é um portal abrangente que traz notícias em geral, mantendo os leitores informados e entretidos com resenhas, tutoriais e conteúdo multimídia. Descubra perspectivas exclusivas e análises aprofundadas em um único lugar.